Instituto Pensar - Pazuello efetiva empresário como assessor especial em seu gabinete

Pazuello efetiva empresário como assessor especial em seu gabinete

por: Nathalia Bignon


Empresário publicou, em abril, uma foto ao lado do atual ministro da Saúde

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, efetivou nesta última quarta-feira (24) o empresário Airton Soligo para o cargo de assessor especial em seu gabinete. A publicação foi feita no Diário Oficial da União.

PORTARIA Nº 1.600, DE 23 DE JUNHO DE 2020

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso da competência que lhe foi delegada pelo art.  do Decreto nº 9.794, de 14 de maio de 2019, resolve:

Nomear AIRTON ANTONIO SOLIGO, para exercer o cargo de Assessor Especial do Ministro de Estado da Saúde, código DAS-102.5, nº 00.0006.

EDUARDO PAZUELLO

Mesmo sem vínculo formal no governo, o empresário já vinha se reunindo com governadores e secretários estaduais e municipais de saúde em nome do ministério, para falar sobre medidas de combate ao coronavírus há algumas semanas, conforme revelou a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Em meados de junho, um secretário ligou para o ministério e lhe passaram, inclusive, ramal que seria de Soligo. Ao Painel, por telefone, ele disse não ter começado a trabalhar no ministério e que ainda estava pensando no tema e desligou.

‘Cascavel’

Mais conhecido pelo apelido de ‘Cascavel’, Soligo foi deputado federal pelo PRB de Roraima (1999-2002). Ele tentou voltar ao posto em 2018, pelo Republicanos, mas não foi eleito. 

A composição de funcionários na pasta da Saúde tem sido alvo de críticas ao governo Jair Bolsonaro. O ministério teria ao menos 30 militares em cargos estratégicos, a maioria sem experiência na área. 

Roraima

Desde que assumiu o comando da Saúde, Pazuello já convocou ao menos duas pessoas que atuaram com ele em Roraima, enquanto era coordenador da Operação Acolhida no Estado. Além de ‘Cascavel’, outro que foi chamado para atuar no MS foi o empresário Carlos Wizard, que conduzia ações sociais de apoio aos migrantes venezuelanos.

Depois de uma onda de boicotes às suas lojas, Wizard declinou do convite e desistiu de assumir o desafio de combater supostos casos de "supernotificação” relacionados à pandemia do coronavírus no país.

Em seu lugar, assumiu o médico olavista Hélio Angotti Neto. Angotti foi nomeado Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Sctie) da pasta no último dia 18.

Com informações da Folha de S. Paulo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: